quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Copa Sul-Americana: Bella Vista (URU) 1x1 Unv. Católica (CHI)

No primeiro jogo da edição 2011 do segundo maior torneio de clubes do continente, a Copa Sul-Americana, o pequeno time uruguaio do Bella Vista recebeu o tradicional Universidade Católica, do Chile, no acanhado estádio LuisFranzini, do rival Defensor, na capital, Montevidéu.
Enquanto a Católica tentava trabalhar as jogadas, o Bella Vista jogava pelos contra-ataques. Embora os chilenos quisessem um jogo mais bonito, o abuso no erro de passes impedia qualquer sucesso. Ironicamente, tão displicente quanto nesse quesito da parte tática, os uruguaios por precisarem de menos toques na bola, a princípio, se deram melhor.
Porque no contra-ataque se joga também no susto do adversário que pode não saber o que fazer vendo um atacante em velocidade vindo em direção ao gol. Foi assim que os vinte e três minutos, o árbitro brasileiro Leandro Vuaden viu falta, e foi consultar o bandeira para validar pênalti a falta cometida a um metro da área. Penalidade que não é, entra. Aos 24, IgnacioNiccoli abriu para os donos da casa.
Sem mudar a tônica do jogo, a Católica saia ainda mais ao ataque. O Bella Vista chutava pelo nariz. Assustado numa bola que, chutada, não saiu de perto da defesa e ainda caiu no pé adversário, a defesa uruguaia fez falta boba a centímetros da área. Na cobrança, o argentino Pablo Calandria correu sozinho para tirar a bola do caminho do goleiro. Era o empate. O arqueiro local Nicolás Gentillo saiu destaque, numa partida pobre de talentos individuais.
Na segunda etapa, o ritmo caiu. As equipes se não aceitaram o resultado, também não queriam correr o risco de levar outro gol. Para os chilenos, era a vantagem do gol fora de casa. Para os uruguaios, o retorno, desde a Libertadores 1990, a uma competição continental fazendo um papel razoável. Assim, sem sobressaltos, os últimos quarenta e cinco minutos foram chatos. Do mesmo futebol fraco tecnicamente do início, mas sem a mesma pegada.
As equipes voltam a se enfrentar em 16 de agosto, em San Carlos de Apoquino, em Santiago. O vencedor pega o também chileno Deportes Iquique, por uma vaga nas oitavas-de-final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário