segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Realidade Carioca

É forte a campanha para o carioca utilizar transporte público. É forte a pressão para evitar o carro, principalmente sob o efeito do álcool, que é crime e foco da badalada Operação Lei Seca. Não é forte, entretanto, o eco no poder público e na mídia, do sofrimento e do grito diário da população pelas melhorias no transporte público. Do aumento das passagens, em 63%, o das barcas, de R$2,80 a R$4,50, mesmo subsidiado pelo governo, a caótica ausência de ônibus nas madrugadas são inúmeros os problemas.

Fato real: O sujeito pega um ônibus, linha 184, na rua das Laranjeiras até Copacabana, às 01h30 de domingo. O ônibus tem intervalo de meia em meia hora, a princípio. Paga a passagem de R$2,75. E, já na rua Barata Ribeiro, o veículo bate em grande desnível da pista, e quebra. Aos passageiros são dada duas soluções: continuar a pé, ou esperar o próximo - e distante - coletivo.

A questão é fazer o passageiro sofrer isto sabendo que a prefeitura deu o maior aumento nominal da passagem na história da cidade no início do ano (de R$2,50 para R$2,75), além de reduzir a aliquota do ISS das empresas de ônibus de 2% para 0,01%. Além disso, a Barata Ribeiro, recentemente, sofreu intervenção do Asfalto Listo, que visa justamente "levar melhorias à pavimentação", como descrito no site da secretaria municipal de Obras. Até última - e desatualizada - conta já foram mais R$476,3 milhões no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário