05.10.2010: Kočani Orkestra, da Macedônia para o Largo do Machado
Oportunidades podem ser raras e, por isso, não devem ser desperdiçadas. Sempre insinuante, interessante e propositivo, pela 17º ocasião, o festival PERCPAN traz ao público a chance de ver artistas locais e internacionais que, sem deixar o brilhantismo, passam ocultos ao mainstream musical. Se os shows cariocas são caros (ingressos para os três dias custam 260 reais), uma excelente opção são os workshops com as bandas, gratuitos, no Oi Flamengo.
Da Macedônia, da pequena cidade que nomeia o grupo, o Kočani Orkestra trouxe o som cigano embalado por doze músicos. Dez de sopro, a maioria metais. E um acordeão, que explicaram não fazer parte da tradicional música local. Funciona apenas para as apresentações. Uma viagem por uma sonoridade cigana, com influência dos Bálcãs (Macedônia, Bulgária, Sérvia).
O workshop, intensificado pelas argüições dos outros músicos do festival, acrescentado pelas palhas que a banda foi oferecendo, encerrou-se com uma boa Jam entre a Orkestra e os participantes que levaram seus instrumentos.
Enquanto as perguntas eram sobre musica, no intervalo para a Jam dos participantes indagou-se: “O que vocês acham sobre a política francesa com os ciganos?”. Imersos aos preparativos, o único músico que ouviu deu de ombros. Meio não sei nada, meio não tenho nada para falar. O que me serve de tese que os ciganos não são despolitizados. São apolíticos. Mais do que desconhecer, eles negam a política. Os músicos, por natureza, mais ainda.
O QUE: Workshop Kočani Orkestra
QUANDO: 12h30-13h30
ONDE: Oi Futuro Flamengo
QUANTO: Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário