terça-feira, 10 de julho de 2018

No Campeonato Carioca da 2ª Divisão, o time ser da cidade do Rio de Janeiro não que dizer que vá jogar na cidade do Rio de Janeiro.


                Em 2018, 20 clubes participam do Campeonato Carioca da 2ª Divisão, oficialmente denominada Série B1. Destes, 6 agremiações, em tese, são da capital, a cidade do Rio de Janeiro. Isto porque, consultado o sítio da Federação de Futebol do Rio, os clubes têm sede nos bairros da capital: América (Tijuca), Barcelona (Jacarepagua/Taquara), Barra da Tijuca (idem), Bonsucesso (idem), Olaria (idem) e Santa Cruz (na vizinha, Campo Grande).

                Ocorre que, na prática, ser do Rio de Janeiro, não significa jogar no Rio de Janeiro.

No primeiro turno do Campeonato Carioca (Taça Santos Dumont), divididos em dois grupos de dez, os clubes enfrentaram aqueles do próprio grupo, fazendo nove jogos, com isto, houve quem tivesse cinco ou quatro jogos como mandante.

>             O América, cuja sede já foi na Tijuca, hoje, tem casa própria na cidade de Mesquita, o Estádio Giulite Coutinho, onde mandou todos os seus quatro jogos.

>             O Barcelona, de Jacarepaguá, não tem sede. Dos quatro jogos, mandou dois no Estádio Nivaldo Pereira, em Nova Iguaçu; e, um no Estádio Antônio Mourão Vieira Filho (Rua Bariri), em Olaria e outro no Estádio de Los Lários, no distrito de Xerém, em Duque de Caxias.

>             O Barra da Tijuca mandou os quatro jogos no Estádio Aniceto Moscoso (Conselheiro Galvão), em Madureira.

>             O Bonsucesso, que tem campo próprio, mas não liberado, mandou os cincos jogos no Estádio Proletário Guilherme da Silveira (Moça Bonita), em Bangu.

>             O Olaria, também tem campo próprio, mas não jogou sempre em casa. Mandou no dois no Estádio Marrentão, em Duque de Caxias, e outro três últimos em casa na Rua Bariri.

>             O Santa Cruz, assim como Barcelona e Barra da Tijuca, sem campo próprio, mandou dois jogos em Olaria, no Rio de Janeiro, dois no Estádio Marrentão, em Duque de Caxias e um no Estádio Joaquim Flores, em Nilópolis.

                Logo, vê-se que dos vinte e sete jogos envolvendo equipes da cidade do Rio, apenas 15 foram efetivamente jogados no Rio de Janeiro (55%), sendo que, tão somente Barra da Tijuca e Bonsucesso jogaram todos os jogos na cidade, e o América, nenhum.

                Por outro lado, o Audax Rio, de São João de Meriti, mandou todos os cinco jogos no Estádio Proletário Guilherme da Silveira (Moça Bonita), em Bangu.

                Desta análise, percebe-se que, na realidade, a partir da sede dos clubes, apesar da diversidade de representativa geográfica dos times, há uma limitação dos campos de prática de futebol na cidade do Rio de Janeiro.

                Foram utilizados apenas três Estádios, que, todavia, testemunharam 20 jogos: (i) Estádio Proletário Guilherme da Silveira (Moça Bonita), em Bangu (dez jogos – Audax Rio e Bonsucesso); (ii) Estádio Antônio Mourão Vieira Filho (Rua Bariri), em Olaria (seis jogos – Olaria, Santa Cruz e Barcelona); e, (iii) Aniceto Moscoso (Conselheiro Galvão), em Madureira (quatro jogos – Barra da Tijuca). Isto representa 20 dentre as 90 partidas disputadas no turno regular (22%).

                No campo, apenas o América se classificou para as semifinais, sendo eliminado (1x2), em jogo único, fora de casa, pelo Tigres do Brasil, no Estádio de Los Lários, em Duque de Caxias. Do ponto de vista carioca, o principal clássico da primeira fase foi Olaria e Bonsucesso (1x1) jogado de forma completamente esvaziada, inexplicavelmente, numa quarta-feira, dez da manhã, no Estádio Marrentão, em Duque de Caxias.

                No próximo fim de semana, nos dia 14 e 15 julho, começa o segundo turno do Campeonato Carioca (Taça Corcovado). O Barra da Tijuca continua em Madureira, e joga sábado (14), às 15h contra o Olaria. Em outro clássico carioca, o Santa Cruz, recebe na Rua Bariri (Olaria), no mesmo dia e horário, o Bonsucesso. No mesmo lugar, mas no domingo (15), às 15h, o Barcelona manda a partida contra o São Gonçalo EC. No sábado (14), às 15h, o América, que joga em Mesquita, recebe o Friburguense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário