Segundo o Banco Central, há no Brasil, exatas 3 bilhões 190 milhões 853 mil e 399 moedas de um centavo em circulção. Apesar do número, o fato é que no comércio, no dia-a-dia do brasileiro, ela sumiu. O que não deveria, mas leva o consumidor, em algumas situações, a ter dor de cabeça com a má-fé na hora do troco.
Fui ao mercado Zona Sul, numa noite, em frente ao cinema Roxy, em Copacabana. Confesso que ainda me é estranho a multiplicidade de idiomas em um mercado, para mim, de bairro. Falta um Zé das 'Coves' para legitimar o ambiente. Noves fora, foi uma rápida compra de poucos itens. O valor foi baixo, e o troco de 58 centavos. Ao sair, vi em minhas mãos, três moedas no total de 55 centavos.
É claro, que o dinheiro em si é totalmente irrelevante, do ponto de vista do indivíduo. Pela corporação, entretanto, é totalmente reprovável. Fui até o gerente, que ao dispor do texto até o momento, me surpreendeu. Foi totalmente receptivo com a situação. Pediu, no que interpretei, sinceras desculpas. Disse que a orientação é para o caixa arredondar para cima, sem prejuízo ao operador / funcionário. Ele me deu os cinco centavos da discórdia. E novamente se desculpou. Ele pediu para ver a nota para ver quem foi que proferiu o erro. De verdade, não desejo pior a ninguém. Do ponto de vista, do cidadão, do consumidor, me sinto feliz por ter feito, o que para mim, é a coisa certa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário