sexta-feira, 19 de março de 2010

Arquiteto de grandes obras, pianista de grande talento

O público quase integralmente sexagenário lotou o auditório do Centro Cultural Justiça Federal para a apresentação do pianista Robert Fuchs, no projeto Música no Museu. Nascido em 1939, após dedicar grande parte de sua vida a arquitetura, agora retoma com força a dedicação à música. Em 2009, ficou entre o três primeiros no concurso internacional de grandes pianistas amadores. A final aconteceu na tradicional Salle Gaveau, em Paris. RIO DE MÚSICA conferiu o espetáculo do projetista do Barra Shopping que executou Mozart, Beethoven, Chopin(2), Villa Lobos, Shostakovitch e Bela Bartok.

Fuchs entusiasmava-se com a companhia do neto mais velho, Teo, no palco que o assistiu nos dois primeiros números. Após alguns bocejos, o menino de uns seis anos voltou à família na platéia. A apresentação iniciada com a “Fantasia KV 475”, de 1785, do gênio austríaco Wolfgang Mozart (1756-1791) ganhou o público após a execução da “Sonata op. 27 nº2, de 1814, do igualmente gênio alemão Ludwig Van Beethoven seguido do tradicional “bravo” após o ato. Aniversariante do mês, completando 200 anos, Frédéric Chopin (1810-1849) foi tocado duas vezes. “Noturno op.32 nº1”, de 1836, foi recebida de maneira morna ao contrário da primeira das quatro baladas do compositor “Balada nº1 op.23”, de 1836, que cativou a audiência.

Tal qual na final parisiense, Fuchs apresentou “Impressões Seresteiras” de Heitor Villa Lobos (1887-1959). Seguiu-se com a suíte “Dança das Bonecas”, de 1952, do russo Dmitri Shostakovitch (1906-1975) encerrando com a incomum aos palcos cariocas “Danças Populares Romenas”, de 1915, do húngaro Bela Bartok (1881-1945).

No momento do bis, tal como no dia anterior, boa parte do público foi embora, o que é estranho visto que todos estão ali por livre e espontânea vontade. Na volta, Fuchs continuou a homenagem a Chopin a quem disse “que nunca encontrou alguém que não gostasse”. O pianista agora segue para a China onde tem apresentações marcadas.

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