quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Um pouco de Brasil com China, EUA e Colômbia

Discreto, Brasil e China deram, na noite desta quarta-feira, mais um passo em sua acelerada aproximação num jantar oferecido pela embaixada chinesa ao presidente Lula. O encontro com o embaixador Chen Duqing foi a quarta reunião entre o chefe-de-Estado brasileiro com lideranças chinesas desde novembro.



Em Washignton, o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim se encontrou com a secretária de Estado Hilary Clinton. A reunião foi preparativa à viagem do presidente Lula aos Estados Unidos quando se encontrará com o seu par americano Barack Obama no dia 17 de março. Está prevista também a participação em uma conferência sobre economia brasileira patrocinada pela The Wall Street Journal.









Ainda ontem Lula, num telefonema de dez minutos, pediu ao presidente peruano Alan Garcia um relatório sobre como o Peru vem enfrentado a crise financeira. Ele já contatou Hugo Chávez, da Venezuela, e Álvaro Uribe, da Colômbia, sobre o tema0. O Brasil vai reunir a expertise sul-americana num dossiê para a reunião do G20 (dos países emergentes) em abril, em Londres. O presidente também solicitou a Uribe que receba o ministro das Comunicações Helio Costa que fará lobby pelo sistema de televisão digital japonês, adotado pelo Brasil.

Um comentário: