segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Clube de Roma: O impasse econômico entre Estados Unidos e China é fonte para o aquecimento global

Reitor Emérito da Universidade da Paz em Londres, o secretário-geral do Clube de Roma, Martin Lees, define sua instituição como uma ponte entre o mundo científico e a realidade política. Em palestra no CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), ele falou sobre a necessidade urgente de ação quanto ao aquecimento global. Martin destacou a importância de um consenso na questão econômica entre Estados Unidos e China. As duas nações são as maiores emissoras de gás carbônico.

Ele defendeu que a não ratificação americana ao tratado de Kyoto foi um sinal para a falta de obrigação internacional da China com o tema. Para ele, os americanos temem o compromisso com o meio-ambiente enquanto os chineses desprovidos de metas ambientais avancem sobre a economia mundial. Martin salientou que o planeta terá um futuro menos preocupante se o acesso a tecnologias mais limpas for disseminado entre as nações, principalmente a China, onde espera haverá a maior demanda de investimentos em urbanização.

Um comentário:

  1. Na verdade, a China tem o maior índice de poluição considerando o número gigantesco de habitantes. Por pessoa, o índice é algumas vezes inferior ao americano.

    De qq forma, os dois são mesmo os maiores poluentes. heheheh

    Blog legal =)! Parabéns!

    ResponderExcluir