quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Quando as mulheres assumem o poder, os homens se tornam bons

No que tange as mulheres, o Brasil é um país que se preza, tem uma Secretaria Especial de Políticas para Mulheres. Nilcea Freire, ex-reitora da UERJ, a frente da pasta, tem status de ministra de Estado. A rigor, Brasília abriga 37 ministros. Duas são mulheres, a outra é Dilma Rousseff da Casa Civil. Seriam cinco, mas Marina Silva (PT-AC) abandonou a pasta do Meio Ambiente, em 2008, após cinco anos de divergências com o presidente Lula. Matilde Ribeiro teve que sair da Secretaria Especial para Igualdade Racial após denúncias de mal-uso do cartão corporativo do governo. Marta Suplicy (PT-SP) ficou um ano no ministério do Turismo (2007-2008). No meio da crise no setor aéreo, quando questionada sobre a situação, ela cunhou a celebre frase aos viajantes “relaxa e goza”, pois ao chegar ao destino se esquece dos problemas. As três foram substituídas por homens. O presidente Lula, em março, aliás, trocou o nome de Nilcea pelo de Matilde.

Nos Estados Unidos, Madeleine Albright foi o nome forte de Bill Clinton na diplomacia entre 1997 e 2001. Hoje, o cargo é ocupado desde 2005 por Condolezza Rice. O futuro presidente dos Estados Unidos Barack Obama já indicou Hillary Clinton como sucessora para o cargo.

No Rio de Janeiro, duas mulheres governaram, em seqüência, o Estado. De abril a dezembro de 2002, com Benedita Silva (PT), e de 2003-2006 com Rosinha Garotinho (PMDB).

Das experiências femininas a conclusão da história é que não houve nada de especial nas gestões. Elas tiveram momentos bons e ruins, como quaisquer outros governos, sejam de homens ou mulheres, brancos ou negros. Por que homens e mulheres comunhão a igualdade. Qualificar alguém pela cor, raça, religião é racismo. Secretaria Especial não foge disso.

Atualização (10/12): Na linha desta mensagem, o site da Folha de S. Paulo publicou um artigo de Iago Bolívar sobre a maneira dúbia como o Brasil conduz a política externa no tocante aos direitos humanos.
Link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u477348.shtml

2 comentários:

  1. CAra.. tem q criticar memso. Se agt não fala nada quem vai falar.

    ResponderExcluir
  2. Racista é vc. Onde é q já se viu homem discriminado??? Só pode ser coisa de maluco.

    ResponderExcluir