terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Ou o Estado doa R$2100 para os passageiros do trem ou dá US$220 milhões para a Supervia. Adivinha que está ganhando?

O secretário estadual de Transportes Júlio Lopes se reuniu, nesta segunda, com o gerente do Banco Mundial para Transportes Jorge Rebelo a fim de acertar os detalhes do empréstimo de US$220 milhões para a compra de 30 trens para o transporte ferroviário fluminense. Ao custo médio de US$7,33 milhões por unidade, o Estado arca com os veículos a serem administrados pela privatizada Supervia, responsável pela malha de trens no Estado do Rio. Nesta terça, Lopes e Rebelo se reúnem com o diretor de operações da Supervia Amim Murad para detalhar o negócio.

O site da Supervia informa um número de 10 milhões de passageiros por mês. É razoável estabelecer que se o passageiro vai, ele volta, então o número já cai para 5 milhões. Entretanto, muitos repetem a ida e volta todos os dias a caminho do trabalho ou escola. Sendo 20 dias úteis, sobram 250 mil passageiros.

O PAPO DE POLÍTICA propõe que o Estado ao invés de comprar novos trens doe o que equivale ao empréstimo a população que se desgasta nas viagens da Supervia. Que cada passageiro de trem amanheça com uma bolada de R$2.100. Dá para comprar uma moto, uma excelente bicicleta, junta com três familiares e compra um carro. É melhor agradar ao povo que uma empresa que costuma maltratá-lo.

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