segunda-feira, 23 de março de 2009

Amorim na Europa, Jobim na África: as Relações Internacionais do Brasil atacam em duas frentes

O ministro das Relações Internacionais, Celso Amorim, continua, hoje, a viagem pela Bélgica, iniciada no sábado. Nesta tarde, ele terá reuniões com a comissária das Relações Exteriores da União Européia (UE) Benita Ferrero-Waldner, com o presidente da Comissão Européia João Manuel Barroso e com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, Karel de Gucht. Com os representantes da comunidade, Amorim conversará sobre a implementação do Plano de Ação de Parceira Estratégica Brasil-UE. Ontem, ele assinou com o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), um acordo sobre direitos fundamentais do trabalho no âmbito da América Latina, Caribe e África. O ministro segue amanhã para os Países Baixos e, na quinta, para Cabo Verde.

Não obstante, em disputa pelo prestígio internacional, quatro dias depois de condecorar o embaixador brasileiro em São Tomé e Príncipe, Manoel Innocêncio, com a Ordem do Mérito da Defesa, o ministro da pasta Nelson Jobim, está em visita à ilhota africana. Ontem e hoje, ele mantém reuniões com o ministério da Defesa local. Jobim visitará além da ilha, a África do Sul, Moçambique e Guiné Bussau para intensificar a cooperação na área militar. Para se aproximar mais do continente, o Brasil tem vontade de trazer militares africanos para fazer treinamento nas academias brasileiras. O filho do presidente de Guine Bissau morto este mês está em treinamento no Rio de Janeiro.

5 comentários:

  1. Obrigado amigo pelo comentário em meu blog.
    O seu também é muito legal

    ResponderExcluir
  2. Vc é gentil - obrigada. Mas não tenho dom não - sou é muito louca...
    Vou frequentar aqui com alegria mas sem muito conhecimento.
    Mas quanto ao fato de representantes brasileiros estarem prá lá e prá cá, acho positivo.
    O Brasil é país grande em tudo e precisa estar sintonizado com o mundo, prá ter este reconhecimento e "amigos", já que a turma do G8, tá de olho na nossa água e em todo o resto.
    O país só não deveria ser grande no exagero de concentração de renda e na omissão quanto á serviços , como , por ex., a péssima educação pública.
    No mais, abraços e grata pelo convite.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado a todos que acompanham o blog.

    Isso me enche de orgulho.

    Daniel Barreto (OJornalista)

    ResponderExcluir
  4. Nada contra o Lula. É porque minha formatura está prevista prá ser naquele dia.
    Obrigado por passar lá.

    ResponderExcluir