sexta-feira, 20 de março de 2009

Lula se encontra com Cristina Kirchner em seminário sobre economia argentina em São Paulo

O presidente Luís Inácio Lula da Silva se encontrou, hoje, com a presidente Cristina Kirchner no encerramento da Semana da Argentina, organizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e pelo Ministério das Relações Exteriores e Culto do país vizinho.



No encontro, Lula pediu para “deixarmos diferenças menores de lado porque sem a união Brasil e Argentina, não há união sul-americana”. Cristina defendeu a entrada da Venezuela no Mercosul para a melhoria do comércio no continente. Ela conclamou para Brasil e Argentina agirem em conjunto para pleitear no G20 mais fundos ao BID e ao Banco Mundial para financiar projetos de infra-estrutura nos países em desenvolvimento. Os ministros do Desenvolvimento e das Relações Internacionais, Miguel Jorge e Celso Amorim, estiveram na reunião.



O encontro marca o bom relacionamento político entre os países afetado pela tensão econômica bilateral. A balança comercial vem ano a ano aumentando favoravelmente ao Brasil causando desconforto aos argentinos que criticam o favorecimento pelo empréstimo barato via BNDES as empresas daqui. O Brasil, por sua vez, é contra o aumento das barreiras ao comércio entre os países. Além da comitiva oficial está prevista a participação de 500 empresários argentinos.



Cristina inaugurou uma mostra de arte de colecionadores privados organizada pelo Museu Nacional de Bellas Artes. Ela foi condecorada com a Grã-Cruz do Mérito Industrial, pelo presidente da FIESP, Paulo Skaf. A presidente terá reuniões com os governadores do Paraná, Mato Grosso e São Paulo, respectivamente, Roberto Requião, Blairo Maggi e José Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário