terça-feira, 10 de março de 2009

Presidente uruguaio vem ao Brasil discutir Mercosul e infra-estrutura bilateral

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez visita, hoje, o Brasil, a convite do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Na pauta questões de infra-estrutura, a crise mundial e acordos bilaterais.

Em logística, tratam sobre a ponte sobre o Rio Jaguarão, a linha de transmissão elétrica entre San Carlos, no Uruguai, e Candiota, no Rio Grande do Sul; e a Hidrovia da Lagoa Mirim. Os países também têm interesse em realizar ações sócias conjuntas na região de fronteira.

Lula e Vázquez conversam, no âmbito do Mercosul, sobre o aperfeiçoamento da União Aduaneira, a eliminação da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC), e em mecanismos para superar as assimetrias entre os sócios do bloco como o Fundo Estrutural de Convergência do Mercosul (FOCEM).

Na comitiva uruguaia viram os ministros da Economia, Alvaro Garcia, da Indústria e Energia, Daniel Martínez e o presidente da ANCAP, a estatal de combustíveis, Raul Sendic. Eles se reuniram com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, de Minas e Energia, Edison Lobão e, do Desenvolvimento, Miguel Jorge.

Brasil e Uruguai assinaram três documentos, sobre serviços aéreos, para capacitação de funcionários uruguaios com o Português instrumental e um adendo a um memorando de entendimento entre os ministérios das Minas e Energia dos países.

O Brasil é o principal parceiro comercial do Uruguai. Em 2008, as exportações brasileiras para o Uruguai totalizaram US$ 1,6 bilhão (com crescimento de 27,6% em relação a 2007), e as exportações uruguaias para o Brasil alcançaram US$ 1,018 bilhão (com crescimento de 29,5% em relação ao ano anterior).

Nenhum comentário:

Postar um comentário