terça-feira, 17 de março de 2009

Definições no Parlasul em 30 dias

O Parlamento do Mercosul (Parlasul) em reunião, em Montevidéu, criou um grupo de trabalho para definir em um mês a questão da proporção de parlamentares por países membros. O Brasil defende um teto de 75 parlamentares sendo o único com esse número, dividindo 33 para Argentina, 27 para a Venezuela, e Uruguai e Paraguai com 18 cada. A proposta argentina aumenta o seu número de delegados para 43 e da Venezuela para 31. Uruguai e Paraguai aceitam continuar com 18, mas exigem um teto de 50 delegados.



A nova divisão começa a ter validade em 2011. A previsão é que todos os parlamentares sejam eleitos para o cargo. No Brasil, corresse para efetivar a eleição ainda em 2010. Além de presidente, senadores, governadores, deputados federais e estaduais elegeríamos também os parlamentares do Mercosul.



Em qualquer proposta ainda haveria má proporcionalidade com perdas ao Brasil. O país tem 190 milhões de habitantes contra 3 milhões do Uruguai e 6 milhões do Paraguai. Venezuela tem 28 milhões de habitantes e a Argentina 40 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário