segunda-feira, 2 de março de 2009

Em Fórum pela Palestina, Brasil estreita laços com França e Egito

O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim pôs em prática, hoje, em discurso na Conferência Internacional em Apoio à Economia Palestina para a Reconstrução de Gaza, em Sharm El-Sheikh, no Egiyo, a reunião, da última sexta-feira, com o presidente francês Nicolas Sarkozy, em Paris. Na ocasião, Brasil e França propuseram-se o posicionamento conjunto em fóruns internacionais. Hoje, Amorim em seu discurso chancelou o posicionamento do ministro dos Negócios Estrangeiros da França Bernard Kroucher sobre a região. “Está principalmente nas mãos de Israel garantir que a Autoridade Palestina possa cumprir as promessas do processo de paz.” Os chanceleres tiveram uma reunião em particular, hoje, durante a Conferência.

Amorim anunciou a doação por parte do governo brasileiro de U$10 milhões para a reconstrução de Gaza. A ajuda soma-se as 14 toneladas de medicamentos e alimentos enviados durante o último conflito na região e aos U$10,5 milhões já contribuídos pelo Brasil durante as últimas conferências de doadores de Estocolmo e Paris.

Em seu discurso, o chanceler ainda manifestou o reconhecimento brasileiro ao Egito na consecução junto às forças policiais palestina para a formação de um governo de reconciliação. Também por ocasião da Conferência, o ministro manteve, hoje, um encontro com o presidente egípcio Hosni Mubarak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário