segunda-feira, 2 de março de 2009

Brasil inaugura primeiro Armazém Humanitário latino-americano

O Brasil inaugurou, nesta manhã, o primeiro Armazém Humanitário mantido exclusivamento por um país da América Latina, no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. O objetivo é manter um estoque permanente de 14 toneladas de alimentos com alto valor calórico e protéico, tais como sardinhas, farinhas e macarrão. A iniciativa é resultado do Grupo de Trabalho Interministerial de Assistência Humanitária Internacional (GTI-AHI), que agrupa quinze ministérios, criado em 2006, pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva.



Segundo informou o coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome, Nilton Rondo Filho o Armazém é o único no mundo inteiramente dentro do escopo estatal. Outros países, por exemplo, teriam que utilizar a logística privada para realizar a escoação dos donativos. No recente envio de 45 mil toneladas de arroz a Cuba, Haiti, Honduras e Jamaica, ele revelou a manobra do presidente Lula junto ao presidente espanhol Jorge Luiz Zapatero na Cúpula das Américas, em maio passado, no Peru, para que os espanhóis arcassem com o frete dos navios que enviassem a ajuda humanitária.



A Coordenadoria a frente do processo soma 36 intervenções humanitárias realizadas desde 2006. Para o terceiro-secretário Elder Barbosa, os eventos em decorrência do Tsunami na Ásia em 2004 foram o divisor de águas na política externa humanitária brasileira junto com a remoção de 3000 brasileiros durante a guerra no Líbano em 2006. Para o subsecretário-geral de cooperação e de promoção comercial do ministério das Relações Exteriores, embaixador Ruy Nunes Pinto Nogueira o socorro humanitário é parte das relações internacionais do país. Ele cogita que o estoque do Armazém tenha um primeiro destinatário em menos de um mês.

Um comentário:

  1. Acho bom, saudável a ajuda aos mais necessitados, mas o Brasil tem tantos sem ajuda, verdadeiros excluidos; prioridade para os nossos necessitados.

    ResponderExcluir