sábado, 7 de março de 2009

A semana da Agricultura brasileira na Política Externa: Canadá, Sudão e Afeganistão

Na semana em que o país recebeu uma comitiva ministerial canadense, o Brasil assinou com os visitantes um Memorando de Entendimento nas áreas de ciência e tecnologia aplicadas à agricultura, visando o desenvolvimento sustentável. Na pauta da reunião: a exportação de carnes, em particular o controle da febre aftosa e a importação de bovinos para reprodução. Os ministérios iniciaram entendimentos para o encontro do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil – Canadá que se realizará em junho. Em 2008, o Brasil exportou US$553 milhões ao Canadá, com destaque ao açúcar bruto e ao café. Fizeram parte da comitiva canadense representantes das pastas do Meio Ambiente, Recursos Naturais, Cidadania e Imigração, Saúde, Defesa Nacional, Agricultura, Trabalho, Relações Exteriores e Comércio Internacional.

O ministro do Desenvolvimento e da Reabilitação Rural do Afeganistão, Mohammad Ehsan Zia esteve no Brasil, na terça-feira, e revelou o desejo de compartilhar a experiência brasileira na fruticultura, pecuária e produção de cereais, especialmente a soja.

No mesmo dia, nós, que não julgamos o caráter ninguém, recebemos o ministro da Agricultura e Florestas do Sudão, Azzubair Bashir Taha que assinou um protocolo de entendimento na área de segurança sanitária de produtos de origem vegetal. Em novembro passado, Brasil e Sudão havia acordado memorando semelhante abrangendo produtos de origem animal. O Tribunal Penal Internacional solicitou, na quarta-feira, a prisão do presidente do Sudão Oman Hassan Ahmad Al-Bashir, para julgá-lo por genocídio, crimes contra a humanidade e lesa-humanidade em Darfur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário