sábado, 14 de março de 2009

História: Gabeira não planejou o seqüestro do embaixador Elbrick

A notícia, confesso, me era novidade. O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) não planejou o seqüestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Elbrick, em setembro de 1969. Ele “apenas” atuou como “relações-públicas” no diálogo com a mídia. Esteve na casa junto ao seqüestrado e seqüestradores o que certamente o incrimina e o torna cúmplice no caso. Mas de modo algum teve participação ativa na articulação do crime. Ele soube do seqüestro no dia do evento. E por isso não foi convidado a participar do filme Hércules 56 que reúne os depoimentos dos que seqüestraram e dos que foram libertados pela ditadura para a soltura do diplomata.

A notícia está no vídeo abaixo do blog Abunda Canalha, de Jurandir Paulo
http://abundacanalha.blogspot.com

5 comentários:

  1. Então ele não foi a arma, mas a voz do movimento... tanto quanto melhor... de armas já chegam as do Paes.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se é tão relevante se o Gabeira participou ou planejou o sequestro. A questão é que ele compartilhava das idéias e era integrante do grupo.

    ResponderExcluir
  3. Só um esclarecimento: eu fiz o vídeo em plena campanha para a prefeitura aqui no Rio. Meu objetivo era chamar a atenção para algo que muitos não sabiam, e Gabeira faturava com a imagem de guerrilheiro. O Jornal do Brasil chegou a publicar no lançamento do livro de Gabeira que ele fora o mentor da ação. Depois informação repetida durante anos. Só quando FRanklin Martins foi entrevistado, anos depois, souberam que não era verdade. Gabeira perguntado então, disse: "Ué, ninguém me perguntou!". Mas é fato que usou a aura de militante de esquerda para vender livros e ganhar espaçõ político. Mas, desde que voltou do exílios, esteve aliando aos setores mais conservadores da nossa política. O filme Hércules 56 desmente a particpação de Gabeira.

    ResponderExcluir
  4. Bem que eu desconfiei! Gabeira não possui perfil de revolucionário. É muito dúbio e a foto com sunguinha de crochê não batia com a imagem desenhada. Depois o seu jeito meio prepotente, impertinente, tb. o denunciavam.
    Eu, particularmente, nunca enganei-me com ele e não o suporto com aqueles trejeitos de riquinho metido e emproado.

    ResponderExcluir
  5. ESSE BLOG NÃO É HISTÓRICO E SIM POLÍTICO.
    SERVE APENAS COMO MAIS UM VEÍCULO DA TURMA DOS 40 LADRÕES DO LULA....

    SE O GABEIRA PLANEJOU OU NÃO ESSE SEQUESTROU NÃO IMPORTA, IMPORTA O Q ELE FEZ DEPOIS DISSO, TOTAL/ DIFERENTE DOS "COMPANHEIROS" FRANKLIN MARTINS E JOSÉ DIRCEU...

    ResponderExcluir