segunda-feira, 23 de março de 2009

Lula diz quem é governo e quem é oposição para 2010, uma sopa com muitas siglas e poucos nomes

Em discurso, na inauguração da nova fabrica da Sadia, em Vitória de Santo Antão, interior de Pernambuco, o presidente Lula reforçou que no seu governo não importa o partido do prefeito, o que importa é ele ser um “representante do povo” e ter projetos. Na ilustração, Lula mencionou que não quer saber se o prefeito é do DEM ou do PSDB, ele terá o mesmo tratamento de quem é do PT, PSB e PC do B. Antes de qualquer julgamento, a fala abre o leque político para a eleição presidencial de 2010.



Dos lembrados por Lula, a trinca governista tem 908 prefeituras, a oposição 1.286. Fora desse jogo, o PMDB lidera o quadro com 1.203 cidades. Podem fazer a diferença na influência política, o PP com 450 prefeituras, PTB com 418, PR com 386, PDT com 344.



O PP e o PTB são partidos de aluguel tendem para onde for mais vantajoso, com mais chances de vitória. O PDT se posiciona depois que tudo estiver armado porque não tem força para fazer sozinho a diferença, mas ainda é um nome forte. O PR se alinha com PRB, do vice-presidente José Alencar, próximos ao PT, juntos tem 440 prefeitos. Isso são apenas números, mas ilustram que o quadro do próximo ano é complexo com vários partidos e poucos nomes de peso para pleitear o posto mais importante da democracia brasileira.

2 comentários:

  1. Parabens pelo BLOG...estarei sempre visitando...
    um abraço.
    Quando tiver um tempinho faça uma visita aos meus outros blogs caso se interesse....
    geografianovest.blogspot.com
    resenhasbrasil.blogspot.com
    entrevistasbrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A política brasileira é indescritível !!!
    Totalmente "latino americana" !!!

    ResponderExcluir