quarta-feira, 11 de março de 2009

Lula se encontra com diretor do FMI para tratar de reformas no Fundo

Cinco dias depois de revelar que o Fundo Monetário Internacional (FMI) pretende anunciar mudanças na concessão de empréstimos e linhas de financiamentos, o diretor do fundo na América do Sul Paulo Nogueira Batista se encontrou, hoje, com o presidente Luis Inácio Lula da Silva. Eles abordaram a próxima reunião do G20 onde está em marcha uma campanha para que os países em desenvolvimento consigam um acordo político a fim de obter maior poder de voto nas decisões do organismo. A idéia é até 2011 mudar o sistema de votação do FMI.

Batista havia salientado a importância do país na discussão. “Grande parte do que está sendo aceito pelo staff do Fundo foi proposto pelo Brasil”. No âmbito de mudanças do FMI, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu, ontem, que os países “avançados, como Estados Unidos, China e Japão” apliquem mais dinheiro no fundo para o investimento nas economias emergentes.

Um comentário:

  1. A reforma do fundo sempre vai ser bem-vinda para os países não desenvolvidos, mas acho que é ilusão acreditar que tais países (os mesmos que resistem em derrubar barreiras protecionistas) aceitarão arcar com uma cota maior de colaboração para o "novo" fundo...
    Abraços!
    =)

    ResponderExcluir