quinta-feira, 5 de março de 2009

Brasil e Holanda assinam acordos de cooperação sobre portos e aviação civil

Por ocasião da recente visita do primeiro-ministro da Holanda, Jan Peter Balkenende, ao Brasil, nesta semana, o ministro de Transportes, Obras Públicas e Manejo da Água, Camiel Eurlines mantém, hoje, encontro com os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e dos Transportes, Alfredo Nascimento. Está prevista a assinatura de dois acordos: de cooperação marítima, na questão portuária, com enfoque na desburocratização do embarque das mercadorias e, de colaboração sobre a aviação civil.



O Brasil tem interesse em adquirir know-how na condução de política portuária. Os portos de Roterdam e Amsterdam são um dos mais eficientes do mundo. Anualmente, eles operam 30 milhões de toneladas de produtos brasileiros na Europa. No dia 2 foi realizado, em São Paulo, um seminário sobre logísica a fim de aprofundar a troca de informações entre os países. Hoje, será realizado um encontro sobre aviação civil.



A Holanda é primeiro destino dos investimentos estrangeiros do Brasil, em 2007 foram mais de €11,1 milhões. Além de serem os maiores consumidores europeus de produtos brasileiros, segundo nota do ministério holandês. Em 2006, durante nacionalização das refinarias de gás natural na Bolívia, foi a Petrobrás-Holanda afetada pela decisão. Eurlines busca intensificar o comércio introduzido o país para os cerca de 50 empresários integrantes da comitiva. A visita holandesa termina hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário